domingo, 9 de janeiro de 2011

Lição 01

CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA ð Lição 01

Objetivo: Levar os participantes ao conhecimento da criação e ao interesse bíblico

-         Quem criou o céu e a terra? Quem estava na criação?
o   Existem muitas teorias sobre a criação, em sua maioria tenta-se eliminar a presença de um criador, no entanto a Bíblia nos diz: ”Salmos 102.25” - Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. Em Gn 1.1 está escrito: No princípio Criou Deus os céus e a terra. Não é necessário muito esforço para saber que da forma como o cosmos é organizado não pode ser obra do acaso, em Salmos 19.1 está escrito: Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

o   É maravilhoso como Deus apenas com um gesto fala tanto. No gesto da criação Deus também revela sua tríplice manifestação; PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Quando a Bíblia diz: No princípio criou Deus... Sabemos que Jesus é intitulado na Bíblia como o princípio e o fim, então o que a Bíblia diz mesmo é: (Em Jesus criou Deus), ou seja, o Pai criou todas as coisas em Cristo. Veja o que está escrito em Colossenses 1,15-17 – “o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. Que coisa maravilhosa! Fomos criados em Cristo, por meio de Cristo e para Cristo.

o   Em Genesis 1.2 encontramos o Espírito de Deus se movendo, pairando. No original hebraico a palavra tem a força de chocar, como as aves choram seus ovos. É isso mesmo o que o Espírito fazia, chocava a nova criação. Então a criação é uma ação conjunta do Pai, do Filho e do Espírito de Deus.

-         Como foram criados
o   Pela Palavra de Deus. - Hb 11.3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.

o   O poder da Palavra de Deus é infinito, certo dia os discípulos foram instigados por Jesus a deixá-lo, mas eles responderam: Para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna. – a melhor coisa a fazer é ouvir a Palavra do Senhor e segui-lo.

SURGIMENTO DA LUZ, SEPARAÇÃO ENTRE LUZ E TREVAS E DIA E NOITE.
-         Quando e como surgiu a luz?
R.      Genesis 1.3 – Surgiu por providência divina. Era a única coisa que podia resolver o caos na terra.
-         O que já havia quando surgiu a luz?
R.      Desordem, trevas e vazio. – o resultado do pecado do diabo (este é sempre o resultado)
Obs. Não havia sol quando surgiu a luz Genesis 1.14
Como eram os dias no tempo da criação?
R.      Tardes e manhãs
-         Para que Deus criou tudo?
R.      Para sua Glória e louvor

Nenhum comentário:

Postar um comentário