sexta-feira, 20 de maio de 2011

LIÇÃO 03

Igreja Batista Missionária Central
CRIAÇÃO DO MAR, ÁRVORES, LUZEIROS E AVES: Lição 03

Objetivo: Levar os participantes à contemplação, valorização e conservação da natureza.

O mar
* Como surgiu e porque surgiu?
o Apenas da Palavra de Deus – Gênesis 1.7
o Grande suprimento de água, alimentação, sal, etc. – Sem dúvida Deus pensava no homem enquanto criava o mar, pensava nas necessidades do homem, em sua saúde, em seu bem-estar.

* Há poder na palavra de Deus?
* Por que o mar não se derrama de volta para a terra? – Salmos 104.5-9; Jó 26.10; Jeremias 5.22

As árvores
* Em que dia de Deus foram criadas? Gn 1.11-13. No dia terceiro
* Para que servem as árvores?
o Mais uma vez lá estava o nosso bom Deus pensando em nós, as árvores nos dão oxigênio e absorvem o dióxido de carbono que nos faz mal, nos dão sombra para alívio e descanso; folhas, raízes e cascas de troncos que servem como remédio, frutos, madeira para a construção de casas, abrigos, móveis e tantas outras coisas mais, carvão, papel, etc., etc., etc.
o Os vegetais transformam substancias não orgânicas em orgânicas e em forma de alimentos nutritivos e saborosos. Pense bem, as frutas, verduras e tubérculos poderiam não ter sabor, por que Deus botou sabor nos alimentos?

* Uma pequena pergunta. Deus nos ama? O que você acha? Vale à pena servir a Deus com fidelidade, renunciar tudo por Ele?

Os luzeiros
* Quando foram criados? Gn 1.14-19. No dia quarto
* Quais os seus nomes? Sol, lua e estrelas
* Para que servem? Primeiramente para governar o dia e a noite, ou seja, para determinar se é dia ou se é noite e para iluminar.
Imagine se não existisse o sol. Como teríamos a fotossíntese? De onde tiraríamos luz para o dia? Como nos aqueceríamos? Pense no pólo norte, e sol existem, e se não existisse? Que Deus grande e maravilhoso, glória a Ele por todos os séculos, pois é digno.

As aves
* Em que dia foram criadas? Gn 1.20-23. No dia quinto
* O que mais foi criado deste dia? Os seres viventes dos mares
* Quais mandamentos Deus deu a esta criação? Frutificai e multiplicai-vos
Frutificar neste caso é cumprir o papel para o qual fora criado. Toda a criação tem uma razão de ser, Deus não criou nada ao acaso, todos nós temos um papel específico para desenvolver, se árvore, se peixe, se ave, se gado tudo tem um propósito, e o seu qual é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário